Uma Janela de Oportunidade

Empreender nem sempre é  resultado de uma grande ideia, ou um produto inovador, em vários casos o novo negócio nasce por necessidade, e o que para uns pode ser um desafio para outros pode ser uma nova e grande oportunidade.

É importante lembrar que, enquanto o empreendedor por oportunidade decide abrir um negócio por que percebe uma determinada carência de serviço ou produto, o empreendedor por necessidade é movido por questões financeiras, onde abrir um negócio próprio pode ser a única saída para sobreviver.

Só para se ter uma idéia na recente pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor, 44% de todos os novos negócios no Brasil são por necessidade, que passou a ser uma alternativa ao aumento do desemprego no país.

Geralmente o empreendedor por oportunidade se prepara para iniciar seu negócio, pesquisa, planeja, faz projeções financeiras. Já o empreendedor por necessidade, tem pouco recurso e precisa viabilizar a abertura de sua empresa no menor tempo possível, o que pode acarretar muitos problemas futuros.

Mas este cenário, pode ter um aspecto muito positivo, porque ele proporciona uma mudança de cultura na classe produtiva do Brasil.

A partir do momento que um grande volume de pessoas migram da situação de empregados para empreendedores elas começam a ter uma nova perspectiva sobre negócios, o que pode contribuir e muito, para uma melhoria considerável na competitividade da economia, principalmente a economia local.

Para sobreviver em um negócio próprio o empresário tem que zelar pela qualidade do atendimento, da produção ou prestação de serviços, da gestão de custos e resultados, dentre outras inúmeras questões que uma empresa demanda.

Esta nova geração de empreendedores formam cidadãos mais conscientes e mais participativos socialmente, pois passam a entender mais sobre o relacionamento com o governo e órgãos públicos, adquirem mais conhecimento sobre legislações e ao final geram uma percepção mais realista sobre o que realmente faz diferença no desenvolvimento do país.

Para quem está pensando em empreender é bom pesquisar bem sobre qual é o melhor modelo para iniciar o seu negócio, isso pode ser fundamental para que ter sucesso e tranquilidade para tocar o empreendimento.  O melhor profissional para te orientar é um contador, evite abrir uma empresa sem ter pesquisado qual o melhor modelo para o seu caso.

Para quem tem interesse em se tornar um MEI, pode fazer o cadastro no Portal do Empreendedor através do link http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual, se você se enquadra em alguma outra modalidade procure a junta comercial da sua cidade, em alguns municípios o processo é online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *